Ordernar:
Produtos encontrados: 37 Resultado da Pesquisa por: em 6 ms
Produtos selecionados para comparar: 0Comparar
Produtos encontrados: 37 Resultado da Pesquisa por: em 6 ms
Produtos selecionados para comparar: 0Comparar
Produtos encontrados: 37 Resultado da Pesquisa por: em 6 ms
Produtos selecionados para comparar: 0Comparar
Produtos encontrados: 37 Resultado da Pesquisa por: em 6 ms
Produtos selecionados para comparar: 0Comparar
Na Antiguidade, as alianças de ouro eram incomuns e as primeiros modelos do acessório eram feitos em ferro, por ser resistente e duradouro. Com o tempo, os gregos começaram a fabricar alianças em ouro para reis e imperadores, diferenciando-se das alianças utilizadas pela população em geral.
Na Idade Média, porém, o costume de fabricar as joias em ouro tornou-se mais comum, fazendo com que a joia fosse uma demonstração de riqueza por parte do homem, já que a aliança exibia seus poderes aquisitivos perante a família da esposa e para a sociedade.
Como o ouro é o símbolo da nobreza do sentimento e do amor, é recomendado que as alianças de casamento sejam sempre nesse mineral. Para os noivos que não gostam dessa cor, a dica é optar por um modelo de alianças de ouro branco. Utilizando metais de cor clara para atingir esse tom, a composição da joia ainda mantém o ouro como base de sua estrutura e, com isso, seu significado especial.
O uso de alianças para simbolizar a ligação e o afeto entre ambos remonta desde os povos egípcios. Para eles, o formato circular da joia simbolizava o infinito – sem começo ou fim – e a união do casamento.
Com o tempo, os gregos incorporaram o hábito e, como acreditavam que o dedo anelar da mão esquerda possuía uma veia ligada diretamente ao coração, estabeleceram esse dedo como o que deveria receber a aliança.
No momento da celebração do casamento, a aliança de ouro é colocada oficialmente no dedo do futuro cônjuge, firmando o compromisso. Espiritualmente, acredita-se que a ação simboliza a aceitação do outro como um dom único e especial, que irá se tornar parte de sua vida para sempre.
Na hora de escolher as suas alianças de ouro, é importante conhecer suas cores e variações. As joias são fabricadas a partir de uma liga metálica que envolve diversos outros materiais além do ouro, como prata e cobre.
O tipo mais comum de alianças são as de ouro amarelo, feitas a partir de ouro, prata e cobre. Já o ouro branco é feito da junção do ouro e da prata e da adição de outros metais brancos, como a platina, o paládio ou o níquel. Da mesma forma, o ouro rosé é formado a partir da liga feita entre cobre e ouro.
Com o tempo, as alianças deixaram de ser um símbolo da união oficial para se tornar uma demonstração de amor e compromisso. Para se diferenciar das de casamento, as alianças de namoro são utilizadas na mão direita, em seu dedo anelar.
Além disso, essa joia costuma ser feita em prata, aço ou outro tipo de metal branco.
Nem todos os casais desejam utilizar as alianças para marcar uma fase específica do relacionamento, mas sim optam pelo uso para expressar o amor e o afeto que sentem um pelo outro. Nesse caso, as alianças de compromisso são a opção mais comum. Geralmente em prata ou metais de cor branca, a joia que representa o compromisso é usada também no dedo anelar da mão direita. Embora possa ser mantida durante o namoro e o noivado, essa joia deve ser trocada pelo modelo em ouro após o casamento.
Utilizada para simbolizar que o casal tomou a decisão de se casar e oficializar a união, a aliança de noivado é utilizada no anelar da mão direita, como a de namoro. Porém, a joia que representa o noivado é feita em ouro amarelo, podendo ser a mesma do casamento.
A utilização da Aliança de noivado foi institucionalizada pelo papa Nicolau I (858-867), que julgava necessário um símbolo socialmente conhecido de que os casais estavam comprometidos a longo prazo e com a intenção de se casar.
Mantendo a tradição dos gregos, a aliança de casamento é utilizada no dedo anelar da mão esquerda e é confeccionada em ouro. No entanto, alguns modelos modernos podem ser feitos de outros materiais, como titânio ou tungstênio.
A simbologia das alianças, relacionada ao infinito, demonstra-se nos próprios ritos matrimoniais. Quando ela está sendo colocada no dedo do outro, são pronunciados os votos oficiais e as promessas nupciais de passar a vida toda unidos.
A escolha das alianças exige ainda considerar o estilo de vida do casal, já que será usada cotidianamente. Pessoas que realizam trabalhos manuais, por exemplo, devem evitar alianças cravejadas com pedras ou com detalhes que possam se desprender e sofrer danos. Além disso, existem as alianças polidas, que exibem brilho e riscam-se mais facilmente, e as alianças foscas, também conhecidas como escovadas, que são mais resistentes.
A joia pode ainda ter um formato plano, com bordas quadradas, ou abaulado, que é levemente curvo na parte externa. Nesse caso, é preciso checar a que oferece maior conforto aos noivos e o que mais se adequa ao formato dos dedos.
Para poder escolher o modelo ideal de aliança, é preciso contar com a segurança de que o produto realmente é de boa qualidade e que todos os prazos de garantia serão respeitados. Por isso, a Joiasgold oferece para você toda a tradição e confiabilidade de uma empresa pertencente a um dos mais respeitados grupos do segmento de joalheria, o Augusto Joias, presente há mais de 25 anos no mercado.